PRIMEIRA COOPERATIVA ESCOLAR DE DERRUBADAS REALIZA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DE FUNDAÇÃO.

Cooperativa Escolar 23No último dia 19 de outubro, a Cooperativa Escolar União da Escola Salto Grande - COOPER UNISALTO realizou mais um grande passo reunindo junto às dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Derrubadas, alunos associados, autoridades municipais, representantes da Cooperativa de Crédito Sicredi Celeiro, FAI Faculdades e demais convidados para a realização da Assembleia Geral Ordinária de fundação da COOPER UNISALTO.

A criação de uma cooperativa escolar no município de Derrubadas vem sendo pensada e estruturada desde o ano de 2016, sendo que  neste ano de 2017 houve a etapa de concretização. Este processo ocorreu a partir de um encontro inicial de mobilização dos alunos e familiares, depois a associação dos alunos interessados em fazer parte da cooperativa, estudos grupais sobre os fundamentos de uma cooperativa, escolha do nome da cooperativa, estudo e elaboração de regimento e por  último a realização da Assembleia Geral Ordinária de fundação da Cooperativa Escolar.

Demonstrando o espírito de autonomia dos associados, à assembleia geral ordinária foi belissimamente conduzida pelos mesmos, realizando neste ato à aprovação do estatuto social, eleição e posse do conselho fiscal, diretoria e diretores de departamentos, que serão representados pelo mandato de um ano pelos seguintes membros:

Diretoria

Presidente - Eduarda da Motta;

Vice-Presidente - Nicolas Geroldini;

1º Secretário - Ariel Führ;

2ª Secretária - Ana Cristina Medeiros;

1ª Tesoureira - Débora Fagundes;

2ª Tesoureira - Bruna Muller;

Vogais   - Eduarda Preuss, Deiziane Rigo e Mateus de Moura.

Conselho Fiscal

Titulares - Katieli Reisner, Cynthia Fogaça e Cauane Laufer;

Suplentes - Felipe Pires dos Santos, Catriel Gonsatto e Eduardo de Moura.

Diretores de Departamentos

Dep. de Produção - Eliese Buhring;

Dep. de Divulgação e Cultura - Vanessa Machado;

Dep. de Consumo - Bruna Furigo.

A COOPER UNISALTO está vinculada ao Programa “A União Faz a Vida”, sendo a primeira Cooperativa Escolar criada no município de Derrubadas. Atualmente é composta por 22 associados e foi criada obedecendo as Leis do Cooperativismo e os objetivos da Cooperativa Escolar, inspirada na lei 5.764/71.

Os próximos passos da Cooperativa serão a escolha da bandeira e a logo, os quais irão representar a mesma nos eventos e objetos de aprendizagem produzidos. Este processo será realizado pelos associados durante os encontros semanais que acontecem nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande.

Salienta-se que para a confecção da bandeira serão observadas as cores originais da bandeira do cooperativismo e o logotipo da ACI (Aliança Cooperativa Internacional). Estas cores possuem um significado próprio:

· Vermelho: coragem.

· Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.

· Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.

· Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.

· Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo-os uns aos outros.

· Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação.

· Violeta: beleza, calor humano e amizade.

As atividades desenvolvidas visam oportunizar aos alunos de 6º a 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande, do município de Derrubadas, um ambiente de aprendizado que venha a somar para a formação de futuros líderes, empreendedores e cidadãos que preconizem em suas atitudes o senso crítico, solidário, de sustentabilidade, responsabilidade e cooperação. 

Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Cristiane Führ, a implantação da cooperativa era o próximo passo dentro da caminhada do Programa A União Faz a Vida, trabalhado desde o ano de 2016, da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental. “Os projetos desenvolvidos nas Escolas foram muito bem aceitos pelas comunidades escolares e perfeitamente conduzidos pelos professores e alunos. Seguindo a evolução do programa, entendemos como necessário e como um privilégio a fundação da primeira cooperativa escolar do município.” A COOPER UNISALTO será precursora para o possível surgimento de outras cooperativas escolares no município, pois atividades com intuito pedagógico que desenvolvam competências nos jovens alunos derrubadenses sempre serão bem-vindas, salienta a Secretaria. 

Cooperativa_Escolar_1.JPG Cooperativa_Escolar_10.JPG Cooperativa_Escolar_11.JPG

Cooperativa_Escolar_12.JPG Cooperativa_Escolar_13.JPG Cooperativa_Escolar_14.JPG

Cooperativa_Escolar_15.JPG Cooperativa_Escolar_16.JPG Cooperativa_Escolar_17.JPG

Cooperativa_Escolar_18.JPG Cooperativa_Escolar_19.JPG Cooperativa_Escolar_2.JPG

Cooperativa_Escolar_20.JPG Cooperativa_Escolar_21.JPG Cooperativa_Escolar_22.JPG

Cooperativa_Escolar_23.JPG Cooperativa_Escolar_3.JPG Cooperativa_Escolar_4.JPG

Cooperativa_Escolar_5.JPG Cooperativa_Escolar_6.JPG Cooperativa_Escolar_7.JPG

Cooperativa_Escolar_8.JPG Cooperativa_Escolar_9.JPG