Orientação aos consumidores para compra de pescado

Orientação aos consumidores para compra de pescado

Com a proximidade da Semana Santa, este tipo de produto sempre demanda atenção especial dos consumidores. Nesta época do ano, quando a oferta também cresce, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Derrubadas, através do Médico Veterinário Leandro Carlos Ernzen, fiscal do Serviço de Inspeção Municipal SIM-POA, destaca algumas orientações importantes para que o consumidor realize a compra de pescado de forma adequada.

Primeiramente, atenção para a procedência. Mercadoria clandestina, sem procedência, é sinal de perigo. O peixe é um alimento saudável, mas muito sensível, razão para cuidados na hora da compra.

Logo após comprar o pescado no comércio, o ideal é que o transporte seja realizado sob refrigeração (caixas isotérmicas com gelo) até o domicílio. Sua conservação deve estar a 2°C, com tolerância até 4°C. Caso não seja possível, transporte-o rapidamente e acondicione sob refrigeração até o momento do preparo para consumo. O descongelamento deve ser feito no refrigerador, não em água corrente ou temperatura ambiente.

Características que atestam a qualidade do pescado:

Peixe Fresco:

Captura de tela 2024 03 11 lll